Previsão do Novo Concurso PGE-PA 2020



Seleção deverá ofertar vagas de nível médio e superior. Edital deve ser divulgado em breve.

Este primeiro semestre de 2020 está repleto de concursos públicos com editais publicados ou prestes a serem publicados.

Neste caso, trata-se de novo certame que proverá cargos no órgão PGE/PA, ou Procuradoria Geral do Estado do Pará. Este processo de seleção será realizado neste mesmo ano de 2020.



Este certame foi divulgado por meio do órgão da Agência Pará, atrelada ao departamento da Secretaria de Comunicação daquele Estado, sendo esta solicitação uma das séries de outras autorizações de concurso previstas para a mesma região. Entretanto, com relação ao número de vagas a serem disponibilizadas, o mesmo será confirmado mais a diante, como também os cargos, funções e departamentos que serão contemplados.

O que já foi confirmado é o seguinte: os postos efetivos se destinarão às pessoas inscritas que deverão possuir escolaridade entre nível médio e nível superior. Mesmo assim, ainda há muito que ser divulgado e definido ao longo desse trâmite.



O último concurso para o órgão foi realizado no ano de 2007, no qual foram disponibilizados em torno de 124 postos efetivos, os quais exigiam os três níveis acadêmicos, ou seja, nível fundamental, nível médio e nível superior. Naquele evento a função de banca organizadora ficou nas mãos da instituição Cebraspe. Portanto, é muito provável que o próximo certame seja realizado nos mesmos moldes.

Sobre os cargos daquele concurso, no caso de carreiras para quem tinha apenas ensino fundamental, as vagas se destinaram à função de auxiliar da procuradoria e na função de motorista.

Para candidatos com nível médio de escolaridade, os cargos foram os seguintes: na função de assistente de procuradoria; na função de assistente da procuradoria em contabilidade e na função de assistente de procuradoria no setor de informática.

Para os candidatos que apresentaram diploma de graduação em nível superior, os cargos se destinaram aos seguintes departamentos:

Na função de técnico em gestão da procuradoria; na função de técnico em procuradoria, específico na área de administração; na função de técnico em procuradoria; na função de biblioteconomia; na função de técnico em procuradoria, especifico na área de ciências contábeis; na função de técnico em procuradoria, específico na área de direito; na função de técnico em procuradoria, específico na área de economia; na função de estatística ou de matemática; na função de técnico em procuradoria, específico na informática e técnico em procuradoria, abrangendo a o setor de serviço social.

Sumarizando as informações essenciais sobre este novo certame público para cargos na PGE/PA, segue:

A – Certame para provimento de vagas no setor da Procuradoria Geral do Estado do Pará;

B – O número de postos efetivos a ser preenchido ainda não foi definido;

C – O valor das taxas de inscrição ainda não foi estipulado;

D – Os cargos, funções e departamentos a serem preenchidos ainda não foram divulgados;

E – As áreas específicas de atuação não foram definidas;

F – Serão cobrados, pelo menos, dois níveis de graduação acadêmica: Ensino Médio e Ensino Superior.

Ainda há muito chão pela frente, dentro do processo burocrático dos trâmites legais, conforme o critério de Estado e suas autoridades públicas. Mas, este será o próximo concurso a ser realizado na região, prometendo atender a uma grande demanda, depois de mais de dez anos sem renovação. Ao longo do tempo as aposentadorias compulsórias vão obrigando ao Estado renovar seu quadro de servidores. Portanto, essa será a chance para quem deseja ingressar em carreia pública, com bom salário. Vale a pena conferir e manter-se atualizado ao longo das próximas semanas.

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *